Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Begônia Maculata Wightii: O Guia Definitivo para Cultivar essa Planta.

Olá gurias e guris, tudo bem com vocês? Eu espero que sim.

Hoje vamos falar sobre a Begônia Maculata Wightii uma planta maravilhosa. Uma begônia da família das Begoniaceae.

Anúncios



Anúncios




Por que a Begônia Maculata é conhecida assim? Pela sua maior característica ser suas folhas cheias de pintinhas, muito parecidas com uma galinha da Angola.

Begonia maculata Wightii
Begonia maculata Wightii


Curiosidades da Begônia Maculata Wightii

Assim que foi lançada no mercado, a Begônia Maculata Wightii foi muito procurada e tomou uma proporção gigantesca.

Acredito que nem os próprios produtores esperaram que essa planta faria tanto sucesso logo no lançamento, tanto é, que no início tinha uma quantidade de compras limitadas dessa planta, tornando ela uma raridade na época, e por esse motivo o valor da planta ficou absurdamente alto.

Ícone do WhatsApp Entre no grupo do Whats!

e receba conteúdos inéditos sobre Plantas e Decoração antes de todo mundo.
É Gratuito!

Com essa alta procura, os produtores começaram a produzir ela em massa, acelerando o processo de desenvolvimento da planta, e o que aconteceu?

A planta começou a chegar pequena, porém com as folhas maiores, e assim ela não tinha tempo para se devolver por completo, pois já era comercializada, sem falar na falta de substrato no vaso e a quantidade absurda de adubo químico que vinha junto.

Anúncios



Anúncios



Bom o resultado vocês já podem imaginar… Muitas pessoas perdendo a sua Begônia Maculata Wightii, é triste, mas essa foi a realidade.

Ela parecia tão frágil e delicada, suas folhas pareciam de plástico, acredito que essa característica tenha vindo pelo fato de ela ter sido artificialmente modificada.

Segurando Begonia maculata Wightii
Segurando Begonia maculata Wightii


Cuidados com a Begônia Maculata Wightii

Assim como as demais Begônias, a Begônia Maculata Wightii não é uma planta muito fácil de cuidar, ela exige alguns cuidados especiais, diferente das demais plantas.

Mas calma que eu vou te ajudar a ter uma Begônia Maculata Wightii linda e saudável.

Antes, quero te dizer que não é que as Begônias são muito difíceis de cuidar, mas na internet tem muita informação que não condizem com a verdade.

Eu falo isso, porque eu coloquei em prática muitos desses experimentos, e por conta disso perdi muitas Begônias, mas foi com essas perdas que aprendi todos os segredos para ter Begônias sempre Lindas e saudáveis.

Eu levei muito tempo para aprender a entender o que a Begônia Maculata Wightiia realmente gosta, e é esses ensinamentos que vou te passar para te guiar nessa jornada.

Aqui abaixo vou deixar uma lista de cuidados básicos, para você começar hoje mesmo a colocar em prática e ter também Begônia Maculata Wightii Linda e saudável:

Parte de tras da Begonia maculata Wightii
Parte de tras da Begonia maculata Wightii


Replante

Anúncios



Anúncios



Ao trazer uma planta para casa faça sempre o replante, você nunca sabe o que vai encontrar dentro do substrato quem da floricultura, já encontrei desde lixo, pragas, mofo a falta de nutrientes.

Ao fazer logo o replante da sua Begônia Maculata Wightii, você estará se precavendo, além de estimular o crescimento da planta, afinal não é o adubo que faz as plantas se desenvolverem e sim um bom substrato.

Ao fazer o replante faça-o com cuidado, não mexa muito nas raízes da planta, apenas tire um pouco do da terra. Não importa a estação do ano, faça o replante logo, não deixe para depois, que pode ficar tarde de mais.

Begonia maculata Wightii cesto de palha
Begonia maculata Wightii cesto de palha


Substrato

Ícone do WhatsApp Entre no grupo do Whats!

e receba conteúdos inéditos sobre Plantas e Decoração antes de todo mundo.
É Gratuito!

As Begônia Maculata Wightii em um modo geral gostam de um substrato bem soltinho, mas que segure a umidade em suas raízes, mas lembre-se úmido não é encharcado, com a prática e os cuidados diários com o tempo você vai entender o que ela gosta e o que ela não gosta.

Compre o substrato para a sua Begônias aqui.


Rega

A Begônia Maculata Wightii gosta com falei anteriormente que o substrato esteja úmido, mas não encharcado, usando um bom substrato sua Begônia Maculata Wightii sempre terá a quantidade de úmida que precisa.

Para regar use sempre a técnica do “dedometro” para sentir se a planta precisa ou não de água. Para saber você precisa colocar o dedo no substrato, o dedo saiu sujo? Não precisa regar, agora o dedo saiu limpo? Está na hora de regar.


Iluminação

A iluminação da Begônia Maculata Wightii, deve ser de meia sombra ou sombra, que tenha claridade, mas nunca diretamente na planta.


Ambiente

A Begônia Maculata Wightii gosta de espaço para se desenvolver, mantenha ela em um lugar que ela vai ter esse espaço. Se ela esta gostando do lugar que você colocou ela, mantenha ela lá, não fique mexendo muito nela, deixe ela lá quietinha ali onde ela se adaptou.

folha da Begonia maculata Wightii
folha da Begonia maculata Wightii


Propagação da Begônia Maculata Wightii

Fazer mudas da Begônia Maculata Wightii não é muito fácil, nem sempre os galhos podem brotar, mas isso faz parte do processo. E aí você me pergunta, Angela, então como vou fazer as mudas da minha Begônia Maculata Wightii?

Pega um papel e caneta, que agora eu vou compartilhar com você o passo a passo de como eu faço as minhas mudas de Begônia Maculata Wightii.

Primeiramente escolha galhos velhos para fazer as mudas de Begônia Maculata Wightii, nunca escolha galhos novos, pois os galhos novos estão fracos e podem acabar morrendo.

Ao escolher os galhos, corte com uma tesoura e passe canela nas partes cortadas para ajudar na cicatrização.

Begonia maculata Wightii no cesto
Begonia maculata Wightii no cesto


Agora, escolhido os galhos, prepare um bom substrato específico para Begônias, esse substrato você encontra aqui. Com a escolho correta do substrato para a sua Begônia as mudas vão ter mais chances de brotar e se desenvolverem.

Com o substrato pronto, coloque em um vaso com furos, coloque os galhos e preencha com substrato, agora é só regar bem e manter a planta a meia sombra até ela enraizar.

Tá, mas Angela, como eu sei que a planta já está enraizada?
Quando começar a surgir bolinhas novas, ou você pode dar uma puxadinha nos galhos para ver se eles estão firmes ou soltos dentro do substrato.

Depois de alguns meses, as mudas já vão estar com raízes e bolinhas novas. Claro que, vale lembrar que nem todos os galhos vão brotar, e está tudo bem, faz parte do processo.

Seguindo esse passo a passo, tenho certeza que você terá excelência na propagação de mudas da Begônia Maculata Wightii.

Parte de tras da folha da Begonia maculata Wightii
Parte de tras da folha da Begonia maculata Wightii


É tóxica para os Animais?

Infelizmente, a resposta é sim. Mas isso não impede de você ter essa planta no seu lar, apenas é aconselhável uma maior atenção com os seus companheirinhos, apesar de eles já terem esse instinto de não ter o contato com a planta.

Aqui em casa, por exemplo, temos 8 gatos, e eles nunca foram de mexer ou comer as plantas venenosas, os gatos só mexem nas plantas quando eles não tem grama para comer, a grama funciona como um chá para os gatos, a grama ajuda no processo digestivo.

folha da Begonia maculata
folha da Begonia maculata


Onde posso comprar uma Begônia Maculata Wightii

Agora que você já sabe como cuidar da Begônia Maculata Wightii, é hora de adquirir uma para o seu ambiente. Uma dica é procurar por lojas especializadas em plantas, como a Flor de Camomyla, que é a maior loja de plantas online do Brasil e oferece diversas opções de Begônia Maculata Wightii.

A Begônia Maculata Wightii é uma ótima opção para quem quer decorar o ambiente com uma planta de fácil cultivo e deixar o ambiente mais alegre e colorido, o que permite a escolha de uma planta perfeita para o seu espaço.



Veja agora um vídeo detalhado das principais informações sobre o Begônia:



Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre Begônia Maculata Wightii? Deixe no comentário abaixo que será um prazer te responder!


Se você chegou até aqui…

Para você que chegou até aqui no final, caramba! Já pode se considerar um(a) grande entusiasta do mundo das plantas e conquistou meu respeito.

Então vamos combinar o seguinte, faça um comentário logo aqui abaixo, utilizando as palavras “Begônias são lindas” dentro da sua frase, esse é um combinado entre nós, para que eu saiba que você leu até o final esse artigo.

Comente de maneira disfarçada, não comente somente “Begônias são lindas” fale mais sobre isso. Vamos deixar somente esse combinado entre a gente, para saber que você chegou até aqui no final, que eu vou adorar ler e te responder, certo? Um grande abraço, da Guria da Flor de Camomyla!


Anúncios



Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também:

Receba conteúdos Gratuitos de Plantas e Decoração antes de todo mundo diretamente no seu WhatsApp!

Clique no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para ser avisado dos novos conteúdos da
Flor de Camomyla.