Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Maranta Leuconeura (Bigode de Gato) – Guia Completo para Manter as Folhas Lindas!

Olá gurias e guris, tudo bem com vocês? Eu espero que sim. Hoje vamos falar sobre a Maranta Leuconeura ou como popularmente é conhecida Maranta Bigode de Gato.

Anúncios



Anúncios




Nome dado devido ao desenhado das suas folhas, com várias listras que se parecem com bigodes, além disso, ela é uma Maranta que vai crescendo de forma rasteira ou pendente.

Uma Maranta atraente, que têm cada vez mais ganhado popularidade pelas suas cores e formato.

Maranta Leuconeura no vaso
Maranta Leuconeura no vaso


Para quem é Gateiro assim como eu, essa Maranta é indispensável na coleção de plantas.

Agora vou te mostrar quais são os cuidados básicos que você deve ter com essa planta, desde o replante a propagação.

Se você está procurando uma planta para dar aquele “tcham” no seu lar, a Maranta Leuconeura com certeza é a escolha perfeita.

Ícone do WhatsApp Entre no grupo do Whats!

e receba conteúdos inéditos sobre Plantas e Decoração antes de todo mundo.
É Gratuito!

Assim como as demais Marantas, a Maranta Leuconeura, não é uma planta muito fácil de cuidar, ela exige alguns cuidados especiais, diferente das demais plantas. Mas calma que eu vou te ajudar a ter uma Maranta Leuconeura linda e saudável.

Anúncios



Anúncios



Mas, antes quero te dizer que não é que as Maranta Leuconeura são difíceis de cuidar, mas foi passado para vocês, informações erradas de como cuidar dessa planta.

Eu sei porque eu já segui muitas “diquinhas soltas” quando estava no início do cultivo das Marantas e por conta disso perdi muitas plantas, mas foi com essas perdas que aprendi, e consegui chegar no nível que estou hoje, tendo Marantas Lindas e saudáveis.

Foram 30 anos de aprendizado para entender o que as Maranta Leuconeura realmente gostavam, mas você não precisa levar esse tempo todo para ter sua Maranta Leuconeura linda e saudável.

Nesse artigo vou compartilhar com você todos os aprendizados que tive sobre Maranta Leuconeura e que vão te ajudar na sua jornada com as Marantas.

Aqui abaixo vou deixar uma lista de cuidados básicos, para você começar hoje mesmo a colocar em prática na sua Maranta Leuconeura:


Replante

Anúncios



Anúncios



Ao trazer uma planta para casa faça sempre o replante, você nunca sabe o que vai encontrar dentro do vaso quem vem da floricultura. Eu já encontrei desde lixos, pragas, mofos e até falta de nutrientes.

Ao fazer logo o replante da sua Maranta Leuconeura, você estará se precavendo, além de estimular o crescimento da planta, afinal não é o adubo que faz as plantas se desenvolverem e sim um bom substrato.

Ao fazer o replante faça-o com cuidado, não mexa muito nas raízes da planta, apenas tire um pouco do excesso de terra. Não importa a estação do ano, faça o replante logo, não deixe para depois, que aí já pode ser tarde de mais.

Maranta Leuconeura linda e sáudavel.


Substrato

As Marantas, de modo geral, gostam de um substrato bem soltinho, mas que mantenha a umidade em suas raízes, mas lembre-se, úmido não é encharcado, com a prática e os cuidados diários com o tempo você vai entender o que ela gosta e o que ela não gosta.


Rega

As Marantas não gostam da água da torneira com cloro. Quando você rega uma Maranta com água que tem cloro, ela começa a ganhar umas manchas na folha, como se fosse ferrugem, com o tempo as folhas vão cada vez secando mais até cair totalmente.

O cloro não estraga só as folhas já novas, como também as que estão em processo de nascimento. Para evitar que isso aconteça, você tem algumas opções;

  • Deixar a água da torneira com cloro descansando por 24 h.

  • Coletar água da chuva para regar as suas Marantas.

  • Ou Ferver a água da torneira e deixando esfriar até estar frio.



As Marantas gostam que o substrato esteja úmido, mas não encharcado, usando um bom substrato, sua Maranta Leuconeura, ela sempre vai ter a quantidade de unidade necessária. Para regar use sempre a técnica do “dedometro” para sentir se a planta precisa ou não de água.

Para saber o momento ideal para regar, você precisa colocar o dedo no substrato, se o dedo ficar sujo significa que ela não precisa de rega, porém se o dedo sair limpo, significa que chegou a hora de rega-lá.


Umidade

As Marantas gostam que o ambiente seja fresco, que a temperatura seja a mesma, o que no verão se torna algo difícil de se ter, mas calma que eu tenho a solução.

  • A Primeira opção é colocar um umidificador perto da Maranta Leuconeura para manter a umidade ao redor dela. Mas não esqueça não coloque água com cloro no umidificador.

  • A segunda opção se a planta estiver no quintal de casa é regar o ambiente com mangueira para manter a temperatura e a umidade.


Iluminação

A iluminação da Maranta deve ser de meia sombra ou sombra, que tenha claridade, mas nunca diretamente. A Maranta Leuconeura é uma ótima opção para colocar por debaixo de outras plantas maiores.

Maranta Leuconeura linda e sáudavel.


Como Fazer Mudas da Maranta Leuconeura

Você consegue fazer mudas da Maranta Leuconeura através de galhos. Para fazer é bem simples, com uma tesoura limpa, você vai cortando o galho entre uma folha e outra.

Para ajudar na cicatrização passe um cicatrizante natural, clique aqui para aprender, espere uns minutinhos o cicatrizante secar, e aí, é só plantar no substrato específico para Marantas, que você encontra qui.

Após plantar regue bem as mudinhas até a água sair por debaixo do vaso. Agora é só manter ela a meia sombra até enraizar, lembre-se de nunca deixar o substrato muito seco.

Nem sempre todas as mudas vão brotar, mas não desanime, é assim mesmo.


A Maranta Leuconeura é Tóxica Para Animais?

Nem uma Maranta é toxica para os animais, elas são a melhor opção para quem tem animais no seu lar. Conheça aqui as plantas que são tóxicas para os gatos


Ideias de Decoração

Para quem quer usar a Maranta Leuconeura como parte da decoração do seu lar, existem muitas ideias que podem ajudar. Primeiro de tudo, a planta é ótima para trazer cor para o ambiente, ela pode ser decorada de 2 formas:

  • Em cima de uma mesa de forma rasteira na sala de estar ou em cima da mesa.

  • Ou pendente em cima de prateleiras, armários ou em suportes pendentes. Veja algumas opções de Suportes Pendentes em Vime aqui.


Agora se você quer trazer um pouco mais de cor para o seu jardim, a Maranta Leuconeura também é uma ótima opção.

Escolha um lugar de meia sombra e que você saiba que lá não vai pegar sol direto em nem uma hora do dia. Plante a Maranta Leuconeura por debaixo das plantas maiores como a Costela de Adão e o Guaimbé.

Além dessas plantas maiores fazerem sombra, elas vão combinar muito bem com as Marantas já que são verdes.

Maranta Bigode de Gato na Decoração.


Onde e como posso Comprar uma Maranta Leuconeura?

Agora que você viu que a Maranta Leuconeura é a escolha perfeita para trazer cor ao seu lar e é uma planta amiga dos animais, saiba que comprar essa planta nunca foi tão fácil.

Existem hoje em dia lojas de plantas online especializadas que oferecem essa espécie de planta e que entregam na porta da sua casa.

Aqui na Flor de Camomyla em nossa loja online de plantas, temos as mais lindas e saudáveis Marantas Leuconeura, já replantadas no substrato específico, prontinhas para deixar o seu lar ainda mais aconchegante.

Você pode aproveitar a nossa promoção de FRETE GRÁTIS e Comprar aqui a sua Maranta Leuconeura e receber na sua casa! Aproveite e deixe seu lar ainda mais lindo.


Aqui abaixo vou deixar uma tabela com algumas curiosidades sobre a Maranta bigode de gato:

Maranta leuconeuraDescrição
Nome PopularMaranta Bigode de Gato
CategoriaFolhagens
OrdemZingiberales
FamíliaMarantaceae
GêneroMaranta
TamanhoAté 60 centímetros
PropagaçãoPor Galhos
PlantioAno todo



Você pode ver também o vídeo detalhado que fiz de como cultivar de forma fácil a Maranta Leuconeura.



Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o Maranta Leuconeura.?

Deixe no comentário abaixo, que será um prazer te responder.


Conheça também – 10 Marantas incríveis para você decorar o seu Lar

Estas plantas são incrivelmente lindas e adicionam uma vibração tropical a qualquer ambiente. Além disso, podem ser cultivadas em vasos dentro do seu lar ou no chão do seu jardim.

Vou deixar aqui, um artigo especialmente dedicado às 10 marantas mais incríveis que você pode usar para decorar seu lar.

Desde espécies com folhas multicoloridas até outras com folhas longas e finas, há uma Maranta perfeita para atender aos seus gostos e necessidades nesse maravilhoso mundo das Marantas!


Se você chegou até aqui…

Para você que chegou até aqui no final, caramba! Já pode se considerar um(a) grande entusiasta do mundo das plantas e conquistou meu respeito.

Então vamos combinar o seguinte, faça um comentário logo aqui abaixo, utilizando as palavras “Eu amo plantas” dentro da sua frase, esse é um combinado entre nós, para que eu saiba que você leu até o final esse artigo.

Comente de maneira disfarçada, não comente somente “Eu amo plantas” fale mais sobre isso. Vamos deixar somente esse combinado entre a gente, para saber que você chegou até aqui no final, que eu vou adorar ler e te responder, certo?

Um grande abraço,
da Guria da Flor de Camomyla!


Ícone do WhatsApp Entre no grupo do Whats!

e receba conteúdos inéditos sobre Plantas e Decoração antes de todo mundo.
É Gratuito!

Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também:

Receba conteúdos Gratuitos de Plantas e Decoração antes de todo mundo diretamente no seu WhatsApp!

Clique no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para ser avisado dos novos conteúdos da
Flor de Camomyla.