Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como Cultivar a Costela de Adão (Monstera Deliciosa)

Olá gurias e guris, tudo bem com vocês? Eu espero que sim.

Hoje vamos falar sobre a Monstera Deliciosa, também conhecida como Costela de Adão, que pertence à família das Araceae a planta queridinha do brasileiro.

Anúncios



Anúncios




O nome Costela de Adão foi dado pelas suas folhas serem muito parecidas com uma costela de um homem.

Nessa postagem vou compartilhar com vocês, quais são os cuidados básicos que você deve ter com essa planta, desde o replante a propagação. Você está pronto para conhecer a Costela de Adão?

Costela de Adão no vaso azul
Costela de Adão no vaso azul


A Costela de Adão é encontrada na floresta tropical principalmente nas Américas, variando desde o sul do México até o norte da Argentina.

Ícone do WhatsApp Entre no grupo do Whats!

e receba conteúdos inéditos sobre Plantas e Decoração antes de todo mundo.
É Gratuito!

Você consegue encontrar essa planta com as folhas nas cores verde, verde com branco ou verde com amarelo e é conhecida por crescer escalando sobre as árvores podendo atingir até 4 metros de altura.

Outro fato interessante é a planta conseguir gerar autofertilização, ou seja, suas flores produzem seu próprio fruto, incrível não é mesmo?

Anúncios



Anúncios



Há várias espécies de plantas conhecidas como Costela de Adão, incluindo: Monstera Deliciosa Borsigiana albo variegata, Monstera Deliciosa Variegata “Thain Constellation”, Monstera Deliciosa “Aurea” Variegata, Monstera Deliciosa Borsigiana mint Variegata, entre outras…

Estas são apenas algumas das espécies de Monsteras, existem muitas outras variedades.

Folhas de Costela de Adão
Folhas de Costela de Adão


Cuidados Básicos com a Costela de Adão

Cuidar da Costela de Adão não é difícil, você só precisa seguir esses cuidados básicos para que ela cresça linda e saudável.

A Costela de Adão é uma ótima planta para você começar a cuidar porque ela é uma planta muito resistente, inclusive resistente às condições climáticas.

Costela de Adão é uma planta que preciso de espaço para se desenvolver bem, então seja generoso(a) na hora de escolher um vaso e o ambiente em que ela vai ficar.

Aqui abaixo vou deixar uma lista de cuidados básicos para você começar hoje mesmo a colocar em prática e ter também Costela de Adão Lindas e Saudáveis:

mulheres cultivando costela de adao
mulheres cultivando costela de adao


Replante

Anúncios



Anúncios



Ao trazer uma planta para casa faça sempre o replante, você nunca sabe o que vai encontrar dentro, desde lixo, pragas, mofo a falta de nutrientes.

Ao fazer logo o replante da sua Costela de Adão, você estará se precavendo, além de estimular o crescimento da planta, afinal não é o adubo que faz as plantas se desenvolverem e sim um bom substrato.

Ao fazer o replante faça-o com cuidado, não mexa muito nas raízes da planta, apenas tire um pouco do exerço de terra. Não importa a estação do ano, faça o replante logo, não deixe para depois, pode ser tarde de mais.


Substrato

As costelas de Adão em um modo geral gostam de um substrato bem soltinho, arejado e que não deixe o substrato encharcado, as Costelas de Adão não gostam das suas raízes muito tempo úmidas.

Com a prática e os cuidados diários com o tempo você vai entender o que ela gosta e o que ela não gosta. Compre o substrato para a sua Costela de Adão aqui.

Costela de Adão no vaso pegando sol
Costela de Adão no vaso pegando sol


Rega

Para regar a sua Costela de Adão use sempre a técnica do “dedometro” para sentir se a planta precisa ou não de água.

Para saber você precisa colocar o dedo no substrato, o dedo saiu sujo? Não precisa regar, agora o dedo saiu limpo? Está na hora de regar. Lembre-se quando se trata de Costela de Adão menos é mais, não regue demais.

A Costela de Adão é uma planta que adora uma chuvinha ou que seja molhada as suas folhas, isso ajuda no desenvolvimento dela, na verdade, eu te digo é essencial que a Costela de Adão recebe 1 vez por semana uma aguinha em suas folhas, pode ser da chuva, da torneira ou do chuveiro.


Iluminação

A Costela de Adão é uma planta que precisa de um ambiente com claridade para conseguir crescer da melhor forma.

É recomendado que esta planta fique em um ambiente com sol nas primeiras horas da manhã ou no final do dia, quando ela não recebe a quantidade de claridade adequado ela começa a ficar com uma aparência meio murcha, fina, e sem cor.

Costela de Adão no vaso bege pegando sol
Costela de Adão no vaso bege pegando sol


Como Fazer Mudas da Costela de Adão

As mudas da Costela de Adão são feitas através de galhos. Para que essa muda se desenvolva você precisa primeiro escolher os galhos mais velhos, o corte precisa ser limpo e feito entre uma folha e outra.

Após cortar os colhas passe um cicatrizante natural, clique aqui para aprender, espere uns minutinhos o cicatrizante secar e é só plantar no substrato específico para Monsteras, que você encontra aqui, o galho pode ser tanto plantado deitado ou em pezinho.

Após plantar regue bem as mudinhas até a água sair por debaixo, agora é só manter ela a meia sombra até enraizar, lembrando para não encharcar o substrato ou as mudas vão apodrecer, lembre-se a Costela de Adão não gosta de água parada em suas raízes.

Nem sempre todas as mudas vão brotar, mas não desanime, é assim mesmo.

Veja abaixo as mudinhas que fiz aqui em casa:

Folhas molhadas de Costela de Adão
Folhas molhadas de Costela de Adão


Costela de Adão é Tóxica para os Animais?

Infelizmente, a resposta é sim. Inclusive todas as partes dessa planta, mas isso não impede de você ter essa planta no seu lar, apenas é aconselhável uma maior atenção com os seus pets de estimação, apesar de eles terem o instinto que não pode ter contato com a planta.

Aqui em casa, por exemplo, temos 8 gatos, e eles nunca foram de mexer ou comer as plantas venenosas, os gatos só mexem nas plantas quando eles não tem grama para comer, a grama funciona como um chá para os gatos, a grama ajuda no processo digestivo.

Costela de Adão no vaso bege pegando sol
Costela de Adão no vaso bege pegando sol


Ideias de Decoração

Para quem quer usar a Costela de Adão como parte da decoração, existem muitas ideias que podem ajudar. Primeiro de tudo, a planta é ótima para enfeitar varandas e sacadas que são os ambientes com mais claridade, mas cuidado para não deixar em um lugar que pega muito sol direto.

Você pode usar para decorar dentro do seu lar ao lado de uma janela ou próxima a uma janela.

Agora no Jardim a história muda, ela se desenvolve de forma mais natural e rapidamente, e caso você não queria que ela cresça muito rápido, fazer a poda e novas mudas é essencial, você pode ir cortando os galhos e ir plantando no chão para deixar o ambiente mais cheiinho.

Costela de Adão no vaso branco
Costela de Adão no vaso branco


Onde e Como Posso Comprar uma Costela de Adão?

Comprar uma Costela de Adão nunca foi tão fácil. Existem lojas de jardinagem especializadas que oferecem essa espécie.

Se você é de Porto Alegre e região pode vir visitar a Flor de Camomyla, aqui temos as mais lindas e saudáveis Costelas de Adão, já plantadas no substrato específico, prontinhas para deixar o seu lar ainda mais aconchegante.

Aqui abaixo vou deixar uma tabela de curiosidades sobre a Costela de adão.

Costela de adãoDescrição
Nome PopularCostela-de-adão
CategoriaFolhagens
OrdemAlismatales
FamíliaAraceae
GêneroMonstera
TamanhoDepende da espécie, pode variar de pequenas trepadeiras a grandes árvores.
PropagaçãoPor galho
PlantioAno todo



Veja agora um vídeo detalhado dos principais erros cometidos com a Costela de adão:



Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o Costela de Adão? Deixe no comentário abaixo que será um prazer te responder!


Conheça também – 10 MARANTAS INCRÍVEIS para você decorar o seu LAR

Estas plantas são incrivelmente lindas e adicionam uma vibração tropical a qualquer ambiente. Além disso, podem ser cultivadas em vasos dentro do seu lar ou no chão do seu jardim.

Vou deixar aqui, um artigo especialmente dedicado às 10 marantas mais incríveis que você pode usar para decorar seu lar.

Desde espécies com folhas multicoloridas até outras com folhas longas e finas, há uma Maranta perfeita para atender aos seus gostos e necessidades. Clique aqui e continue descobrindo esse maravilhoso mundo das Marantas!


Se você chegou até aqui…

Para você que chegou até aqui no final, caramba! Já pode se considerar um(a) grande entusiasta do mundo das plantas e conquistou meu respeito.

Então vamos combinar o seguinte, faça um comentário logo aqui abaixo, utilizando as palavras “Plantas” dentro da sua frase, esse é um combinado entre nós, para que eu saiba que você leu até o final esse artigo.

Comente de maneira disfarçada, não comente somente “Plantas” fale mais sobre isso. Vamos deixar somente esse combinado entre a gente, para saber que você chegou até aqui no final, que eu vou adorar ler e te responder, certo?

Um grande abraço,
da Guria da Flor de Camomyla!



Ícone do WhatsApp Entre no grupo do Whats!

e receba conteúdos inéditos sobre Plantas e Decoração antes de todo mundo.
É Gratuito!

Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

4 respostas

  1. Texto excelente, mas precisa pelo menos uma correção. Quando fala de toxidade e diz que os animais tem ” extinto”, não seria melhor dizer instinto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também:

Receba conteúdos Gratuitos de Plantas e Decoração antes de todo mundo diretamente no seu WhatsApp!

Clique no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para ser avisado dos novos conteúdos da
Flor de Camomyla.